#Cenas do arco da velha… Conhecem os passaralhos?
São andorinhas?! São aviões?! São Pássaros?! São os Super-Passaralhos!
Coisas grandes a voar? É o Hummer de todos os passaralhos: Gaivotas.
De onde vêm? Para onde vão? De e para lado nenhum. Vivem nos telhados da periferia industrial. Vivem do lixo acumulado no espaço abandonado, nas ruas, à beira das estradas...
O que fazem?
Voam e... cagam. Pilhas de merda em quantidade industrial.
São bandos de gaivotas que, quando se juntam à beira dos caixotes do lixo, ninguém se atreve a passar perto... É que, não sei se já viram bem, o tamanho deste animal. E, quando se juntam, cobrem a estrada. Não sei se disse mas... não, não vivo na praia. Numa vivenda, voltada para o mar, concedia que o meu quintal e o delas fosse o mesmo. Assim, é vê-las a cagar na minha areia (sem praia).
A parte boa disto?
Os pombos também se borram todos... de medo. É vê-los debandar por respeitinho aos maiores com penas. Porque connosco, meros humanos, cagam-nos em cima mesmo.
O flagelo da saúde pública moderna são pilhas de dejectos em todo o lado. Na roupa, nos sapatos, no cabelo (quando calha), em casa, na varanda, nos carros e nas ruas. Com tudo o que isso traz... Montes de bactérias resistentes a antibióticos. Fazem parte do mundo animal. Aqueles que não são selvagens nem domésticos. Os necrófagos cá do sítio... só lhes falta organizarem-se, para nos fazerem um manguito, enquanto nos cagam em cima.
E, não é um problema de Lisboa. No Porto também andam à turra com elas, como podem ler aqui, e noutras cidades também.
Alguém dizia "Se eu descubro o cabrão do velho que lhes dá de comer..."
Aqui, difícil é descobrir aquele que não os alimenta...
Por um outro lado